EXU – SUAS LINHAS E MISTÉRIOS

exu

Exu é a energia, força primitiva da criação. É a substância pura. É em síntese o grande agente mágico de equilíbrio universal. É um dos maiores, se não o maior executor da Lei Cármica, embora, às vezes inconscientemente. Também é o guardião dos trabalhas de magia, onde operamos com forças ou entidades do baixo astral. A roupagem fluídica dos Exus varia de acordo com o seu grau evolutivo, função, missão e localização. Seu aspecto tem sempre a função de intimidar. É claro que em determinados locais se apresentam de maneira diversa. Em centros espíritas, por exemplo, podem se apresentar como “guardas”, mas também de maneira mais refinada, pois possuem enorme capacidade de mudar sua aparência.
O papel do Exu dentro desse trabalho magístico é ser o Guardião da luz para as sombras e das sombras para as trevas. É ele quem combate seres a serviço do mal, os chamados kiumbas, que são violentos, vingativos e cruéis. Tais criaturas são atraídas do submundo astral por nossas atitudes e sentimentos inferiores, e os Exus são como guerreiros que impedem o acesso desses seres às zonas superiores.

FALANGE DE EXUS

Os Exus estão divididos em três principais grandes Linhas de Trabalho: Cemitério, Encruzilhada e Estrada ( caminhos ).

Exus do Cemitério – É formada por Exus sérios, em sua maioria servidores de Omulu. Não costumam dar consulta, se apresentam principalmente em grandes obrigações, trabalhos e descarregos. Exemplo: Sr. João Caveira, Dona Maria Quitéria, Dona Rosa Caveira, Sr. Sete Catacumbas, Sr. Sete Facas, etc;

Exus da Encruzilhada – Linha formada por Exus que servem a Orixás diversos. Não são brincalhões como os Exus da Estrada, mas também não são tão fechado como os de Cemitério. Gostam de dar consulta e também de particiapr em obrigações e descarregos. Alguns deles se aproximam muito (em suas características) da Linha do Cemitério, são os que chamamos de “Encruza Pesada”, enquanto outros se aproximam mais da Linha da Estrada, a “Encruza Leve”. Exemplos: Sr Sete-Ruas, Sr. Veludo, Dona Sete Encruzilhadas, Dona Maria Molambo.

Exus da Estrada – São os mais “brincalhões”. Suas consultas são sempre recheadas de boas gargalhadas. São os guias que dão mais consultas em uma Gira de Exu, se movimentam muito e também falam bastante, alguns chegam a dar consulta a várias pessoas ao mesmo tempo. Nessa Linha trabalham vários espíritos, desde os Exus da Estrada propriamente, como também os Ciganos e a Malandragem. Também se encaixam nessa Linha alguns espíritos que, apesar de já terem atingido um certo grau de evolução, optaram por continuar sua jornada espiritual trabalhando como Exus (Exu Mangueira, Exu do Sete Porteiras, etc). Exemplos: Dona Maria Padilha. Sr. Tiriri, Dona Rosa Vermelha, Ciganinha, etc.

Esses são apenas alguns dos exemplos de EXUS E POMBAGIRAS,dentro da linha de trabalho

AXÉ AMIGOS!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *