Este texto é uma sequencia natural do texto sobre “Os nomes de Exu na umbanda e sua interpretação”. São conceitos totalmente fundamentados na “Teologia de Umbanda Sagrada”, expressos na obra de Rubens Saraceni.

Falar sobre os nomes das entidades de Umbanda evoca o estudo de alguns conceitos e a quebra de tabus, dogmas e paradigmas relacionados aos nomes das entidades.

Há quem acredite que com sua data de nascimento seja possível identificar quais são seus Guias espirituais. há quem acredite que existe um numero limitado de nomes de pombagiras. Há quem acredite que existe apenas um único Orixá feminino. Há quem acredite nas coisas mais absurdas e infantis quando o assunto é Umbanda.

Existem muitos nomes de Pombagira, boa parte são nomes conhecidos, mais outra parte é de nomes desconhecidos. Há Pombagiras que usam nomes fictícios, porque não querem revelar seus nomes por conta do ambiente, ou de seus médiuns (quando falam demais o que se deve calar). Por isso, nem todas as pombagiras tem e devem ter nomes conhecidos.

Não há como falar de interpretação de nomes de Pombagira, sem falar do Mistério Pombagira, e que, se na Umbanda eles formam uma linha de trabalhos à esquerda que faz par natural com a linha de Exus, no entanto existe um Orixá Exu que ampara aquela linha, assim como há um Orixá desconhecido que ampara a linha de Pombagira, identificado na literatura de Rubens Saraceni como Orixá Pombagira. Então podemos dizer que há um Orixá Pombagira que é uma Divindade/Trono de Deus e que se desdobra em divindades menores relacionadas aos sete sentidos da vida (Sete Linhas de Umbanda) e aos 14 Tronos de Deus (Orixás). assim temos uma hierarquia divina para Pombagira:

Orixá Maior Pombagira
*Pombagira guardiã da Fé (Cristalina)
*Pombagira guardiã do Amor (Mineral)
*Pombagira guardiã do Conhecimento (Vegetal)
*Pombagira guardiã da Justiça (Ígnea)
*Pombagira guardiã da Lei (Eólica)
*Pombagira guardiã da Evolução (Telúrica)
*Pombagira guardiã da Geração (Aquática)
§ Pombagira Guardiã dos Mistérios de Oxalá
§ Pombagira Guardiã dos Mistérios de Logunã
§ Pombagira Guardiã dos Mistérios de Oxum
§ Pombagira Guardiã dos Mistérios de Oxumaré
§ Pombagira Guardiã dos Mistérios de Oxóssi
§ Pombagira Guardiã dos Mistérios de Obá
§ Pombagira Guardiã dos Mistérios de Xangô
§ Pombagira Guardiã dos Mistérios de Iansã
§ Pombagira Guardiã dos Mistérios de Ogum
§ Pombagira Guardiã dos Mistérios de Egunitá
§ Pombagira Guardiã dos Mistérios de Obaluaiê
§ Pombagira Guardiã dos Mistérios de Nanã Buruquê
§ Pombagira Guardiã dos Mistérios de Iemanjá
§ Pombagira Guardiã dos Mistérios de Omulu

Estas são as Guardiãs Maiores, Regentes Planetárias, Tronos Intermediários do Mistério Pombagira para os Sete Sentidos e para os 14 Orixás, são seres mentais e consciências planetárias.

Abaixo das Guardiã maiores, estão as Pombagiras que incorporam nos terreiros, como por exemplo, a Pombagira Maria Mulambo. Para a interpretação de seu nome, conforme encontramos no titulo ” As Sete Linhas de Umbanda” (Rubens Saraceni – Ed. Madras), temos: Maria = Oxum; Mulambo = pessoa mal vestida, de aparência deprimente e miserável. Ela é uma pombagira de Oxum, atuando na irradiação de Omulu. Atua sobre espíritos degradadas ou que perderam seus bens divinos ( amor, fé, conhecimento, etc), os abandonados da vida que estão no campo da morte. Ela agrega ao seu mistério os espíritos que “conceberam” de forma errada, ou que afrontaram os princípios da vida e assim perderam a noção de seus valores maiores. Logo, existe uma forma de interpretar os nomes, uma técnica. Ou seja, de acordo com a leitura acima, todas as pombagiras que trazem Maria no nome tem uma relação com Oxum, mais os orixás do segundo nome. E o que acontece muito é o fato de ter um terceiro ou quarto nome desconhecido do médium. Por exemplo, Maria Mulambo do Mar, que será também de Iemanjá; ou Maria Mulambo do Mar Vermelho, que será de Iemanjá e Ogum. esta Pombagira pode dar apenas dar o nome de Maria Mulambo e dizer que esta ligada a Iemanjá, por isso os médiuns devem atentar a esta questão e fazer uma leitura com bom senso.

Igualmente o numero Sete representa uma entidade que trabalha nas sete Linhas e que conquistou um grau no mistério de Oxalá. Como por exemplo, Pombagira Sete Rosas: rosas são de Oxóssi e Oxum, mas ela pode ser Sete Rosas Vermelhas ou Sete Rosas Pretas, o que gera mais qualidade de Ogum ou de Omulu, e nem sempre o médium sabe o nome completo da sua Pombagira, o que fica faltando para uma interpretação mais completa. Desta forma, surge uma grande quantidade de nomes como: Maria Padilha das Almas, Maria Padilha das matas, Maria Padilha das Encruzilhadas, Maria Padilha das Porteiras, Maria Padilha das Pedreiras, etc. Por isso, também, se justificam tantas “Marias Padilhas”, tantas “Marias Mulambo”, tantas “Sete Saias”. Nem todas trabalham no mesmo campo, embora tenham um mesmo mistério raiz: Maria, Padilha, Mulambo, Saia, etc.

Mas vamos então a alguns nomes. Abaixo será colocado apenas a chave, como Maria = Oxum, Mulambo = Omulu, Rosa= Oxóssi e Omulu, e cada médium ou leitor deve juntar os nomes para interpretar. Por exemplo, Maria Mulambo da Rosa Vermelha: Oxum, Omulu, Oxóssi, Oxum e Ogum. Deve-se ler e interpretar este texto junto do texto sobre os nomes dos Exus, pois alguns nmoes chave que não forem encontrados aqui podem ser encontrados no texto anterior. As cores seguem o que é usado nos terreiros: Branco (Oxalá), Rosa ou Dourado (Oxum), Verde(Oxóssi), Vermelho(Ogum), Marrom (Xangô), Amarelo(Iansã), Roxo(Omulu), Violeta(Obaluayê), Azul (Iemanjá).

A
Ar – Iansã
Arco Iris – Oxumaré

B
Brasa – Xangô ou Ogum
Buraco – Omulu

C
Calunga – Obaluayê
Caminhos – Ogum
Caveira – Omulu
Cemiterio – Obaluayê
Capa – Oxalá e Logunã
Cigana – Logunã e Egunitá
Cheirosa – Oxum
Cobra – Oxumaré
Cores – Oxumaré
Coroa – Oxalá
Cruzeiro – Obaluayê

D
Dama – Oxum

E
Encruzilhada – Ogum e Exu
Estrada – Ogum

F
Figueira – Oxóssi
Fogo – Egunitá

G
Gargalhada – Oxumaré
Gira – Iansã
Graciosa – Oxum e Oxumaré

L
Lagos – Nanã
Lama – Nanã
Lodo – Nanã
Lua – Logunã, Omulu e Iemanjá

M
Mar – Iemanjá
Mangue – Nanã
Menina – Oxum
Montanhas – Xangô
Mundo – Oxalá

N
Navalha – Ogum
Noite – Omulu

O
Ondas – Iemanjá, Iansã e Oxumaré

P
Padilha – Logunã
Pantano – Nanã
Pedra – Oxum e Oxalá
Punhal – Ogum
Pedreira – iansã
Pó – Omulu
Porteira – Obaluayê
Praia – Iemanjá

R
Rainha – Iemanjá
Rios – Oxum
Rosas – Oxóssi e Oxum
Rua – Ogum

S
Saia – Logunã

T
Tempo – Logunã

V
Vento – Iansã
Véu – Oxum

Alexandre Cumino


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