Umbanda e a Páscoa

pascoa

A Páscoa é uma data cristã-católica, que nada teria haver com a Umbanda se não fosse o sincretismo religioso que influencia nossa religião até os dias de hoje.

Ocorre que essa data, por mais católica que seja, trás consigo um significado que pode provocar uma boa reflexão a nós, umbandistas, que tem muita semelhança com nossos fundamentos.

Páscoa significa vida, renovação. Na vida é necessário renovar sempre, para crescer, evoluir. Nesta evolução está a libertação de tudo que é errado, que prejudica nosso convívio com as outras pessoas ou causa transtorno a natureza, ao planeta. Acho que é este o real sentido da vida, de estarmos aqui. Se não fosse isso não haveria explicação para tantas diferenças.

Umbandistas que somos, acreditamos na evolução da alma e nessa renovação. Esse é um de nossos fundamentos! Por isso no dia de hoje queremos convidar os irmãos de fé a refletirem sobre suas vidas, sobre suas atitudes e atos.

Quando vestimos o branco em nossos terreiros assumimos um compromisso com humildade, nos doando para a caridade. Precisamos fazer isso com sinceridade e fé e não por vaidade!

Quando batemos cabeça no congá precisamos fazer isso de coração, porque estamos verdadeiramente dispondo nossas vidas pra servir ao bem e ao amor, respeitando as leis divinas. Por mais árdua que seja a jornada não podemos nos desviar disso.

Quando tiramos os sapatos para entrar no terreiro, fazemos isso como ato de humildade, porque sabemos que não somos mais que ninguém e porque temos muito que aprender.

No dia de hoje vamos renovar nossas crenças, nossos fundamentos e nosso compromisso com essa religião tão linda que entrou em nossas vidas para nos transformar e nos ajudar a ser melhores.

Viram só? RENOVAÇÃO! Isso é Umbanda!

Fonte: http://www.centroogumrompemato.com.br